Mauá celebra o “Agosto Dourado” com atividades nas 23 UBSs da cidade

Por Portal Opinião Pública 08/08/2024 - 10:23 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Mauá celebra o “Agosto Dourado” com atividades nas 23 UBSs da cidade
Ações do "Agosto Dourado" ocorrerão por todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde de Mauá

A Prefeitura de Mauá programou a realização de diversas ações nas 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para celebrar o “Agosto Dourado”, mês de valorização e incentivo a amamentação. Desde o dia 1º até o dia 30, profissionais da Secretaria de Saúde irão promover palestras e atividades lúdicas sobre as técnicas de amamentação, além dos cuidados com a mãe e o bebê. As pessoas interessadas em participar podem se informar sobre a programação no posto de saúde mais próximo da sua casa.

De acordo com uma meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é esperado que, até 2025, pelo menos 50% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. E a expectativa é que esse índice, até 2030, chegue a 70%.

O leite materno é cientificamente comprovado como o único alimento completo e essencial para a saúde e desenvolvimento de bebês e deve ser consumido, de forma exclusiva, pelo menos até os seis meses de vida, para ajudar no combate à mortalidade infantil. A estimativa, segundo especialistas, é que seu consumo, isoladamente, pode reduzir em até 13% a morte de bebês por causas evitáveis.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida. Segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses.

Segundo o Paço, além da iniciativa deste mês, todas as UBSs da cidade contam hoje com o cantinho específico para que a amamentação seja feita de maneira confortável. A ação faz parte da busca por ampliar o cuidado humanizado às grávidas, que já conta com o programa "Mãe Mauaense – Semeando Vidas". Entre as medidas desse projeto estão a captação precoce da gestação, por meio de diagnósticos rápidos, acesso ao planejamento reprodutivo, além de garantir a assiduidade nas consultas - do pré-natal ao puerpério.

Ainda dentro do programa, a Secretaria de Saúde entrega um kit de enxoval. A sacola contém dois macacões, dois bodies, dois culotes (calça mijão), manta, trocador, duas toalhas de boca, toalha de banho, dois pares de meias e bolsa térmica.

Para ser beneficiada, a grávida precisa cumprir os seguintes requisitos: seis consultas de pré-natal, uma de saúde bucal, coleta de papanicolau, dois kits de exames e esquema vacinal completo. O enxoval será entregue quando ela completar 35 semanas de gestação e for realizar o exame de strepto (cotonete) na UBS.

A Secretaria de Saúde de Mauá oferece ainda, todo o suporte e capacitação para que os profissionais desenvolvam rodas de conversa com as gestantes, além de ações com equipes técnicas e multidisciplinares, em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde de Mauá, durante todo o pré-natal, que incluem a sempre valorização da amamentação, dentre outros cuidados com o bebê.